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Curso de Engenharia de Minas
CEFET-MG

Formas de Ingresso e Informações sobre matrícula

Quarta-feira, 30 de outubro de 2024
Última modificação: Terça-feira, 22 de abril de 2025

São 03 as formas de ingresso nos cursos de Graduação do CEFET-MG:

I – Processo Seletivo para o 1º período do curso. (Comissão Permanente de Vestibular –  COPEVE)


II – Processo Seletivo para Vaga Remanescente.

Tem por objetivo preencher vagas que se tornam ociosas devido à desistência do curso pelo aluno.

As vagas remanescentes são preenchidas por meio das modalidades abaixo: (Comissão Permanente de Vestibular – COPEVE)

A) Reopção de curso: Possibilidade de mudança de curso permitida aos alunos regularmente matriculados e admitidos no CEFET-MG via processo seletivo para o 1º período do curso, desde que tenha integralizado no mínimo 25% da carga horária total do curso de origem (incluindo atividades complementares, entre outras).

B) Reingresso: possibilidade de retomada de registro acadêmico e de estudos, por parte do aluno de curso de graduação do CEFET-MG cujo registro acadêmico foi cancelado.

C) Transferência: Possibilidade de aluno regularmente matriculado em instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, ingressar no CEFET-MG, mediante exame de seleção em curso de modalidade afim do curso de origem. No momento da entrega dos documentos, o candidato deverá ter cursado no mínimo 25% da carga horária do curso de origem.

D) Obtenção de Novo Título: Possibilidade de uma pessoa já diplomada em curso superior fazer um novo curso de Graduação no CEFET-MG mediante processo seletivo, conforme edital específico.


III – Transferências decorrentes de lei específica.

Informações sobre matrícula:

A matrícula dos alunos veteranos no CEFET-MG é um processo simples e o aluno deve seguir as instruções apresentadas nesta página.

O período de matrícula é dividido em 4 fases (1ª fase, 2ª fase, ajuste de matrícula e matrícula extraordinária), cujos períodos são definidos no calendário da graduação

As quatro fases são explicadas a seguir:

1ª FASE:

Nessa fase é o próprio aluno quem faz sua matrícula via SIGAA. Poderá ser feita a matrícula nas seguintes turmas:

  • Turmas com reservas de vagas para seu curso;
  • Turmas para as quais não há reservas (turmas extras desvinculadas de cursos).

2ª FASE:

Nessa fase é o próprio aluno quem faz sua matrícula via SIGAA. Poderá ser feita a matrícula nas seguintes turmas:

  • Turmas com reservas de vagas para seu curso;
  • Turmas para as quais não há reservas (turmas extras desvinculadas de cursos);
  • Turmas com reserva de vagas para outros cursos e as disciplinas eletivas.

AJUSTE DE MATRÍCULA:

O ajuste de matrícula deverá ser solicitado pelo aluno por meio de formulário eletrônico divulgado pela coordenação na véspera dessa fase. Nessa fase os alunos não têm acesso ao sistema de matrícula. O ajuste de matrícula deve ser feito em casos especiais:

  • Prováveis formandos com quebra de correquisito e pré-requisito;
  • Ingressantes nas modalidades de vagas remanescentes (transferência e obtenção de novo título);
  • Alunos com Planos de Estudo aprovados.

MATRÍCULA EXTRAORDINÁRIA:

Essa é a última fase de matrícula e o aluno volta a ter acesso ao sistema de matrícula, portanto é o próprio aluno quem faz sua matrícula via SIGAA. Nessa fase valem as seguintes regras:

  • Matrícula via SIGAA em turmas com vagas ociosas; inclui disciplinas eletivas.
  • A exclusão de turmas para posterior inclusão de outras turmas é de inteira responsabilidade do aluno.
  • A ocupação da vaga na turma se dá por ordem de solicitação – não há processamento.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  • Verifique a matriz curricular de seu curso
  • Verifique o horário das disciplinas ofertadas (disponível no SIGAA);
  • Faça o planejamento prévio da matrícula. Monte o seu quadro antes de efetivar sua solicitação de matrícula;
  • Nas turmas com reserva de vagas para o curso a prioridade é para os alunos do curso, conforme coeficiente de rendimento (CR). Caso o número de solicitações for menor que o número de vagas reservadas, as vagas serão liberadas para outros alunos de outros cursos, e serão ocupadas conforme CR;
  • Excluir uma disciplina que é correquisto de outra é excluir as duas disciplinas ao mesmo tempo;
  • Disciplina eletiva não gera dispensa de disciplinas. Será contabilizada como Carga Horária de Flexibilização;
  • Verifique e salve sua solicitação de matrícula;
  • O requerimento de ajuste de matrícula deverá ser enviado à coordenação do curso, no prazo estabelecido no cronograma;
  • Alunos que não solicitarem disciplinas durante o período de matrícula poderão ter seu ajuste negado pela Coordenação de Curso.

TUTORIAL:

Tutorial elaborado por monitores dos Cursos de Letras, Engenharia Mecânica e SECOM – BH, com explicações de alunos que vivenciam o mesmo processo de matrícula:

https://drive.google.com/file/d/1aCxFxKWq25SPdQ7yfpwuCRAH3xdPss4i/view