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Curso de Engenharia de Minas
CEFET-MG

Avaliação do Curso

Última modificação: Quinta-feira, 17 de maio de 2018

O CEFET-MG utiliza diferentes estratégias e instrumentos de avaliação, que realimentam informações para que exista uma avaliação contínua de seus cursos. Dentre estes cita-se o processo de autoavaliação de responsabilidade da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), que ocorre de forma participativa e articulada, cujos resultados refletem-se no fazer institucional. Além da avaliação das dimensões definidas pelo SINAES, a CPA tem, já implantado, um processo de avaliação dos cursos de graduação realizado pelos alunos no final de cada semestre letivo. Esta avaliação aborda aspectos como o envolvimento do discente em cada disciplina cursada, o desempenho didático dos professores nas disciplinas, a importância da disciplina para a formação do estudante do ponto de vista dele, a atuação do coordenador, bem como aspectos relacionados à infraestrutura e serviços administrativos. Os dados coletados nessas avaliações são divulgados por meio dos Cadernos de Avaliação Institucional, colocados à disposição da comunidade acadêmica na forma impressa e na página da CPA. Existe, também, o Conselho de Graduação que é um órgão colegiado imediatamente superior aos Colegiados de Cursos de Graduação, no qual se debate e delibera no âmbito de suas competências aspectos como evasão, repetência, número de vagas ofertadas, etc. Essas informações são repassadas aos coordenadores de curso e discutidas com os mesmos no Fórum de Coordenadores. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão que tem como principal objetivo reavaliar sistematicamente o Projeto Pedagógico do Curso e apontar medidas a serem tomadas pelo Colegiado do Curso ou Órgão competente. O Colegiado do Curso tem também papel importante na avaliação do curso uma vez que, periodicamente reúne-se para debater e deliberar no âmbito de sua competência a respeito das questões levantadas. Exemplos de ações decorrentes desses procedimentos são a realocação de disciplinas na matriz curricular, alteração de pré-requisitos, aprovação de disciplinas “Tópicos Especiais”, bem como a análise de requerimentos de alunos. Observa-se que excelentes resultados foram obtidos a partir da análise dos dados da avaliação, permitindo uma comunicação mais efetiva entre coordenação e discentes. A cada ação da coordenação sempre há a possibilidade de os discentes se manifestarem com sugestões e reivindicações. Percebe-se que este tipo de realimentação é efetiva e resulta em correções nos horários das disciplinas, na alteração de salas de aula, na indicação de quais disciplinas necessitam de monitores e na oferta de disciplinas optativas. O CEFET-MG conta, ainda, com a Coordenação Geral de Avaliação do Ensino de Graduação, criada no âmbito da Diretoria de Graduação, que tem por objetivo coordenar e supervisionar os processos de avaliação que envolvem os cursos de graduação da Instituição. A observação das sugestões e recomendações resultantes dos processos de avaliação têm resultado em melhorias que são percebidas na infraestrutura das Unidades, nos laboratórios, na qualidade e quantidade do acervo das bibliotecas, no sistema de empréstimo dos livros, no acesso ao portal de periódicos da CAPES e na revisão e consolidação do marco regulatório da Graduação.