MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Curso de Engenharia de Minas
CEFET-MG

Visita técnica à Kinross Gold Corporation

Terça-feira, 26 de setembro de 2023
Última modificação: Terça-feira, 26 de setembro de 2023

No dia 19 de outubro de 2023, o CEFET-MG, em colaboração com a EngMine Jr., promoveu uma visita técnica à mina a céu aberto de extração de ouro da empresa Kinross Gold Corporation, localizada em Paracatu-MG. Durante a visita, os discentes, acompanhados pelos professores Francisco de Castro Valente Neto e Fábio de São José, tiveram a oportunidade de explorar a central de controle das barragens, conhecer parte do processo de cominuição e concentração, bem como contemplar o maior moinho SAG (semiautógeno) em operação no Brasil. Adicionalmente, puderam visitar a central de controle e dimensionamento de frotas, e testemunharam uma operação de desmonte por meio de explosivos.

O evento, sob a organização da vice-presidente da EngMine Jr., Maria Eduarda Souza Duarte, reveste-se de significativa importância para o aprimoramento profissional dos graduandos em Engenharia de Minas. A experiência prática proporcionada pela observação direta dos conceitos estudados amplia sobremaneira a compreensão e a visualização dos alunos em relação aos temas importantes para o curso.

Desta maneira, expressamos os nossos sinceros agradecimentos à Kinross Gold Corporation por nos receber de maneira tão acolhedora e zelosa, e por proporcionar uma experiência enriquecedora para nossa instituição. Agradecemos igualmente aos discentes e docentes cuja colaboração foi fundamental para viabilizar esta visita, contribuindo significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os presentes.

” A visita à Kinross foi extremamente enriquecedora! Durante o evento, tivemos a oportunidade de aprofundar nossos conhecimentos sobre os processos de mineração, bem como a utilização de softwares para análise de dados. Essa experiência fortaleceu significativamente a capacidade da EngMine Júnior em executar trabalhos responsáveis em prol da sociedade, alinhados aos padrões de excelência que observamos durante a visita. Foi uma experiência realmente valiosa! ”



Maria Eduarda Souza Duarte, Vice-presidente da EngMine Jr.