MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Curso de Engenharia de Minas
CEFET-MG

Alunos do campus Araxá vencem II Kunnskap game

Quarta-feira, 3 de março de 2021
Última modificação: Quarta-feira, 3 de março de 2021

Uma equipe composta por três alunos do curso de Engenharia de Minas do CEFET-MG, campus Araxá foi a campeã do II Kunnskap Game. A competição, promovida por alunos das Universidades Federais de Pernambuco e de Campina Grande, é parte das atividades do projeto de mesmo nome que visa transmitir conhecimento sobre mineração de forma prática, interativa e gratuita.
Uma das alunas da comissão organizadora, Cecília Holanda explica: “o projeto nasceu em maio de 2020, dois meses após a suspensão das aulas por causa da pandemia. E para que nós, estudantes não ficássemos parados, resolvemos criar o projeto. O nome vem do norueguês, quer dizer conhecimento, que é o foco do projeto, transmitir conhecimento de forma prática, interativa e gratuita a um público amplo.
Ao todo 15 equipes de instituições de todo o Brasil participaram da segunda edição da competição, que aconteceu entre os dias 22 e 25 de fevereiro. A competição foi realizada em duas etapas, na primeira etapa as equipes competiram em chaves e as três maiores pontuações foram para a etapa final: UFMG, UFCG e CEFET-MG/ Campus Araxá. A etapa final consistiu na resolução de um case.
Os alunos tiveram pouco mais de vinte e quatro horas para resolução do desafio. A apresentação dos resultados aconteceu na noite do dia 25 ao vivo no canal do projeto no YouTube. A avaliação foi feita por profissionais renomados da Engenharia de Minas e cercado por elogios pela sua apresentação, a equipe do CEFET de Araxá ficou com o primeiro lugar na competição.
A equipe formada pelos alunos Bárbara Alvarenga (8º período), André Parreira (9º período) e Sócrates Melo (10º período) contaram um pouco sobre a participação deles:
“No ano passado os organizadores entraram em contato convidando o representante do DAMinas para representar o CEFET/MG na primeira edição do jogo. Mantivemos contato e no início do mês divulgaram a segunda edição. Decidimos nos inscrever por ser uma competição boa, sentir aquele frio na barriga com a dúvida se passamos ou não para a próxima etapa.
Foi um pouco difícil montar equipe, por casa do ensino remoto ficamos mais afastados dos outros alunos, mas montamos nossa equipe para primeira edição e continuamos com a mesma na segunda edição. ”
Sobre o impacto da conquista para eles, são certeiros:
“Uma felicidade que não sabemos explicar. É muito gratificante ver que todo nosso esforço deu certo. ”
Sobre a influência da instituição, os alunos se manifestam:
“Com toda certeza a vitória é do CEFET, ganhar essa competição é fruto do ensino do CEFET, onde podemos contar os melhores professores que estão sempre dispostos a ajudar. Como por exemplo, ontem durante o dia eu entrei em contato com dois professores para esclarecer dúvidas na resolução do Case. ”
Para eles “participar desses eventos faz com que o nome do CEFET seja visto, nem sempre vamos ganhar e isso não importa, o importante é movimentar os alunos, ter contato com outras universidades. Deixo meu recado para os outros alunos: participem pessoal, é muito bom e uma experiência única, todos nós somos capazes. ”
O curso de Engenharia de Minas é oferecido gratuitamente pelo CEFET-MG/ Campus Araxá, com oferta de 40 vagas, com entrada anual através do SISU. No ano de 2020 o curso comemorou 10 anos de implantação, fazendo parte história da instituição e da cidade, conhecida mundialmente por causa da mineração.

 

kunnscape1-710x440 (1)

 

kunnscape (1)